https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1747/slider/8032fd8a9e83436b674cb425b497ef6b.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1747/slider/c1eba40845c93ece4a59f0035b5f3779.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1747/slider/e71b16c325d2e38f913ccd090457743b.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1747/slider/674a234c4a282c26e2b832241d9afacd.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1747/slider/9635e125cabb1940cbd1a91b7306b91a.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1747/slider/153267fb1cccf99c98da0c9eafb3233e.png
Inédito em Catanduva e região: UHSDom realizou cirurgia endoscópica de coluna
23/03/2018 08:45 em Região

Cirurgia é um avanço na medicina e garante recuperação rápida

 

O Unimed Hospital São Domingos (UHSDom) realizou uma cirurgia endoscópica de coluna, a primeira na cidade e região. O procedimento foi realizado em uma paciente de seis anos, Lara Celotto Ribeiro, que tinha um tumor na coluna e recebeu tratamento do cooperado e ortopedista, Dr. Carlos Alberto Montovani Costa. “Ela foi diagnosticada com desvio de coluna, porém, sentia muitas dores, principalmente à noite, o que me levou a investigar mais a fundo”, disse.

 

Após exames detalhados, com a realização de cintilografia óssea, ressonância e tomografia, foi detectado que a paciente tinha Osteoma osteoide (tumor benigno) formador de osso, que atinge crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Ele pode ser tratado com anti-inflamatórios, ou se continuar a evolução, com a cirurgia de retirada do tumor, como foi no caso da paciente.

 

A CIRURGIA

A cirurgia endoscópica de coluna é um procedimento minimamente invasivo, que exige um furo de apenas um centímetro. Sua recuperação também é rápida e o paciente tem alta no mesmo dia da cirurgia. “Em adultos é realizado a sedação, no caso da Lara fizemos anestesia geral com apenas um furo. Tiramos o núcleo do tumor, que estava localizado no pedículo – um local de difícil acesso na coluna”, explicou Dr. Carlos. A duração total da cirurgia foi de duas horas e a alta foi no dia seguinte, pois o colete cervical estava sendo confeccionado para a paciente.

 

O ortopedista explica que a cirurgia minimamente invasiva tem menos complicações, se comparada à cirurgia de retirada em bloco, que exige um corte maior e a retirada de osso da coluna, que prejudicaria o desenvolvimento da criança. A recuperação da cirurgia endoscópica de coluna é mais rápida, com o uso de colete durante 30 a 45 dias, a criança estará completamente recuperada.

 

A cirurgia foi realizada pelo ortopedista Dr. João Paulo Bergamaschi, diretor da Clínica Kennedy, em São Paulo, e professor na Santa Casa de São Paulo, referência em cirurgia de coluna em todo o país. Os instrumentos para a realização da cirurgia foram disponibilizadas pela Distribuidora e Implantes Ortopédicos (DPI) de Rio Claro.

 

“Realizar esta cirurgia em Catanduva mostra que estamos caminhando para o futuro. Lembro que na faculdade ouvia a frase ‘grandes incisões, grandes cirurgiões’, e estamos caminhando para o caminho contrário, quanto menos invasivo, menor o corte, melhor a recuperação. Esta cirurgia só é realizada em grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, porém, em Catanduva conseguimos mostrar que é possível oferecer a mesma qualidade de tratamento como nesses grandes centros”, disse o Dr. Carlos.

 

CASO DE ESTUDO

O caso de Lara foi o primeiro registrado no Brasil, e, com a autorização da família, será publicado um artigo em revistas científicas. “Vamos submeter na revista da Sociedade Brasileira de Coluna, no qual sou membro, e também tentaremos publicar em uma revista europeia”, adiantou o Dr. Carlos. O estudo também está previsto para publicação na Eurospine, revista europeia, no qual o Dr. João Paulo é membro. “O objetivo é alertar os profissionais de novos casos que poderão ocorrer e como proceder para o diagnóstico e tratamento”, completou.

 

“Não tem mais dores”, comemora a família

A família da pequena Lara está feliz com a rápida recuperação da criança. Que após a cirurgia quer pular e brincar, atividades que ela apresentava dificuldade por conta do tumor. “A Lara reclamou de dor nas costas e ficamos em alerta, pois ela estava entortando a coluna”, disse a tia Rosa Maria Celotto, coordenadora de faturamento da UHSDom. “Ela acordava à noite com muita dor nas costas e tinha que tomar remédio para aliviar o incômodo e conseguir dormir”, explicou.

 

O resultado da cirurgia aliviou a família, pois agora, a pequena Lara não sente mais dores. “Ela terá uma vida nova. Descobrimos em julho e foi um período muito difícil, o doutor é um excelente médico que investigou até o fim e lutou conosco pela cura da Lara. Somos muito gratos a ele”, disse a mãe, Rosângela Celotto Ribeiro, emocionada com a recuperação da filha.

 

“Desde o primeiro dia ela estava sem dor e quis sair com a roupa de balé. E não tomou mais remédios para dor”, completou a mãe. Lara ficará um mês de repouso e completará o tratamento com fisioterapia.

Por: Assessoria de Comunicação Unimed Catanduva 

COMENTÁRIOS