Novorizontino x Taubaté - AO VIVO
Cor, calor e amor... Unimed Hospital São Domingos coloca cor em cinco postos
04/06/2018 08:48 em Região

A utilização das cores em ambientes hospitalares é defendida por especialistas como coadjuvantes para a recuperação dos pacientes.

 

Engana-se quem pensa que só de branco se pintam as paredes dos mais diversos ambientes hospitalares. E é bem fácil encontrar estudos e teses apontando o quanto as cores influenciam no processo de recuperação de pacientes de todas as idades.

 

Enquanto que o branco, tão comum aos ambientes hospitalares, traduz limpeza e assepsia – mas denota uma frieza inescapável, as cores remetem ao aconchego de ambientes mais humanizados. Com tanta preocupação sobre a humanização dos ambientes ambulatoriais, com o propósito de minimizar o sofrimento e o desgaste psicológico causado nos pacientes e acompanhantes, as cores tornaram-se um importante aliado.

 

Pensando nisso, e considerando pesquisas, estudos e apontamentos sobre cromoterapia e a influência das cores para os pacientes em tratamento, a diretoria do Unimed Hospital São Domingos (UHSDom) providenciou a pintura de cinco postos: Maternidade, Posto 2, Posto 4, Posto 5 e Hospital Dia.

 

“O primeiro impacto causou surpresa, mas as novas cores foram bem recebidas”, afirmou Heloísa Fernandes Lopes, gerente de Hotelaria do UHSDom. Segundo ela, as cores são tendência já observada nos ambientes hospitalares, corroborada na Hospitalar 2018, uma das mais importantes feiras do setor. “Vimos várias sugestões do uso das cores para dar mais calor ao ambiente dos hospitais”, relatou ela.

 

Heloísa também lembrou os conceitos defendidos por Marcelo Boeger, presidente da Sociedade Latino-americana de Hotelaria Hospitalar, coordenador e professor do curso de especialização em hotelaria hospitalar do IIEPAE – Hospital Albert Einstein. “Ele sempre apontou a necessidade de oferecer aconchego e personalização aos pacientes”, afirmou.

“O que a diretoria do UHSDom busca é tornar nosso hospital moderno, tecnologicamente avançado, com os melhores profissionais do mercado e referência em humanização”, apontou o diretor de Desenvolvimento da Unimed Catanduva, Prof. Dr. Durval Ribas Filho.

 

Dentre as muitas possibilidades de cores, apontamos as mais utilizadas e seus efeitos nos ambientes:

 

Saiba mais:

https://www.healthcaredesignmagazine.com/architecture/healing-hues-choosing-paint-colors-healthcare/

 

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/3751/1/2007_NelioBarbosaBoccanera.PDF

 

http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetural/Pesquisa/a_linguagem_signica_das_cores_na_resiginificacao_de_ambientes_hospitalares.pdf

 

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-09112010-111907/publico/Mestrado_Anne_Matarazzo.pdf

 

https://followthecolours.com.br/follow-decora/hospital-londrino-reune-15-artistas-para-redecorarem-as-enfermarias-levando-cor-e-alegria-as-criancas/

 

http://www.gazetadopovo.com.br/haus/design/hospital-infantil-ganha-atmosfera-mais-ludica-com-novo-colorido/

 

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/cromoterapia-no-hospital-a-importancia-das-cores-no-ambiente-hospitalar/51589

 

COMENTÁRIOS