Captação de córneas contempla 266 pessoas em NH
01/10/2018 09:32 em Novo Horizonte

Por: Talles Freitas - Jornalista

A equipe de captação de córneas da Santa Casa de Novo Horizonte criada há cerca de três anos já realizou 133 captações, beneficiando 266 pessoas.

O ato de aceitar a doação das córneas é simples e pode ser autorizada pelos familiares, sem a necessidade de documentação deixada pela pessoa falecida. A autorização pode ser feitas por parentes de primeiro grau, como avós, pais, irmãos, filhos e conjugue.

Após autorizada a doação, a captação é feita na própria Santa Casa de Novo Horizonte, pela Comissão Intra Hospitalar de Transplantes formada pelas enfermeiras Daiane Lourenço, Iara Tomazella e Bruna Cavalcante, sem a necessidade de transferência para outra cidade. Com isso, após o procedimento, o corpo é liberado rapidamente aos familiares.

A doação de córneas é um procedimento rápido e simples, que pode beneficiar varias pessoas que aguardam por uma doação.

Durante os três anos de captação, a equipe já conseguiu realizar 133 captações, porém, também tiveram 154 recusas.

Para aprimorar cada vez mais a captação de órgão, a equipe da Santa Casa participa com frequência de encontros e treinamentos. Essa semana, a equipe participou Encontro Estadual das Comissões Intra Hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo e do Congresso de Transplantes de Órgãos e Tecidos.

 

Ainda durante o Encontro Estadual das Comissões, a Santa Casa de Novo Horizonte, recebeu o prêmio “Hospital Amigo do Transplante”.

COMENTÁRIOS