O programa Cozinha Solidária, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), está com inscrições abertas, até o próximo dia 6 de janeiro, para o credenciamento de organizações privadas sem fins lucrativos como entidades gestoras da iniciativa. O cadastro deve ser feito por meio do site cozinhasolidaria.digital. No portal, também é possível acessar o calendário de etapas até a aprovação do credenciamento.
Após a inscrição, os pedidos passarão por análise técnica. Caso sejam atendidos os requisitos, a entidade será credenciada e estará apta a participar dos editais do programa, assumindo a responsabilidade de apoiar as cozinhas solidárias na oferta de refeições saudáveis e gratuitas. Elas também terão que desenvolver ações de qualificação e fortalecimento das iniciativas locais.
Programa
Essa iniciativa do governo federal apoia tecnologias sociais que atuam no enfrentamento da fome e na garantia da alimentação saudável por todo país. O público-alvo principal dessas cozinhas são pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, incluída a população em situação de rua e em insegurança alimentar e nutricional. Atualmente, há mais de duas mil cozinhas solidárias em funcionamento no Brasil.
Informações
Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (61) 2030-1140 ou pelo e-mail programacozinhasolidaria@mds.gov.br.
Fonte: Radioagência Nacional