A Energisa orienta os organizadores dos eventos como desfile de blocos, trios elétricos ou escolas de samba, a tomar cuidados especiais com a montagem, desmontagem e movimentação de andaimes e estruturas próximas à rede elétrica.
"A mesma orientação que prestamos numa construção civil ou reforma predial: ao manobrar barras de metal, canos, arames, trilhos, suportes de luminosos é preciso redobrar os cuidados para evitar a proximidade com a rede de energia elétrica, ressaltamos, agora, aos responsáveis pela instalação das arquibancadas, camarotes, estruturas e enfeites de carnaval", explica o engenheiro de segurança da Energisa, Vinicius Alferes de Oliveira Motta.
Como os fios instalados no alto dos postes estão energizados, isto é, conduzem eletricidade permanentemente, o risco é grande e qualquer descuido pode ser fatal. "As redes de energia elétrica são projetadas para garantir toda a segurança e se encontram em altura segura para os veículos e pedestres que circulam sob a rede. Mas no carnaval, essa regra é quebrada pelo homem que fica cada vez mais próximo da rede de energia elétrica. Todo cuidado é pouco para que a brincadeira não resulte num grave acidente", orienta.
Quem desfilar nos carros alegóricos, nos carnavais de rua, deve ficar atento com a distância segura da rede elétrica. "A preocupação nestes casos também é com o transporte dos carros por vias onde a rede elétrica atravessa avenidas e ruas, até o local do desfile. Para a segurança, os carros alegóricos devem obedecer à altura máxima permitida por lei, e que não exponha os foliões em risco pela proximidade das redes elétricas. Ao ultrapassar esse limite de segurança o folião corre o risco de, por descuido tocar a rede de energia elétrica e provocar acidente e até a morte da pessoa. Muitas vezes, encontramos pessoas em cima do carro, com um pedaço de madeira, tentando afastar os cabos para o veículo passar, isso é muito arriscado", afirma o engenheiro de segurança.
A instalação de arquibancada próxima à rede elétrica também pode resultar num acidente com eletricidade, ainda mais no carnaval, momento de descontração em que o folião carrega bandeiras, mastros ou outros objetos que podem vir a colocá-lo em contato com fios elétricos.
O folião deve ter muita atenção na hora de soltar fogos de artifício próximo às redes elétricas, pois podem provocar o rompimento dos fios da rede. Além dos fogos, não deve ser utilizada serpentina de papel alumínio ou metalizada por cima dos fios. É preciso ainda muita atenção com os balões metalizados. Qualquer objeto na rede pode provocar interrupções no fornecimento de energia e até acidentes graves.
Nos Clubes e Balneários
E para quem vai aproveitar o feriado nos clubes e balneários da região, a dica é ter atenção com aparelhos de som, de refrigeração, churrasqueiras elétricas e fios desencapados. Evite ligar qualquer aparelho próximo a duchas ou piscinas, e evite improvisar e fazer ligações irregulares que aumentam o risco de acidentes.
Atendimento
A Energisa preparou um esquema especial de atendimento para garantir o fornecimento de energia elétrica durante o carnaval. Equipes técnicas realizaram serviços de manutenção preventiva, inspeção e melhoramento das redes. Mesmo com trabalho preventivo, a Energisa elaborou planos emergenciais.
A Operação Carnaval mobilizará equipes de técnicos, eletricistas e engenheiros nos plantões diários para atendimentos emergenciais e restabelecimento do serviço o quanto antes, em casos de desligamentos emergenciais durante a festa.
Além do telefone 0800 70 10 329, os clientes da Energisa podem informar a falta de energia também por SMS. Veja como funciona:
Escreva a palavra LUZ + ‘espaço + número da Unidade Consumidora e envie para o número 26808;
O envio é gratuito e a solicitação é atendida da mesma forma quando o contato é feito via 0800.