Vivenciar um intercâmbio cultural de dez dias em Lisboa - Portugal, percorrendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Esta será a oportunidade que a Usina Estiva, de Novo Horizonte (SP), dará a cem dos mais de dez mil alunos participantes do ‘Era uma Vez... Brasil’. A empresa patrocina o projeto, através da Lei Rouanet, de incentivo à Cultura, e o lançamento acontecerá em Novo Horizonte dia 17 de março, às 19h30, no Centro Cultural Gino de Biasi Filho. “É sempre uma alegria muito grande podermos fazer parte desta experiência que os alunos vivenciam. Nos sentimos honrados e felizes por podermos, mais uma vez, proporcionar a eles esta rica experiência, pois acreditamos que estimular a cultura e a educação são ações que pavimentam o caminho destes jovens, dando a eles algo que levarão para a vida toda”, comenta o diretor da Usina Estiva, Sando Cabrera, ao lembrar que esta é a terceira vez que empresa patrocina o projeto – em 2011 e 2014 os estudantes foram para a Espanha.
Nesta edição, traz como tema a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes que também estará no lançamento na próxima semana.
Criado pela Origem Produções, o projeto de arte-educação voltado para adolescentes do oitavo ano da rede pública municipal de ensino será realizado nas cidades de Novo Horizonte (SP), São Paulo (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Jardim (PE).
O ‘Era uma Vez... Brasil’ foi lançado nacionalmente no dia 4 de março em Salvador, primeira capital do Brasil. A partir do lançamento, serão mais nove meses intensos de atividades, que compreendem desde a preparação do corpo docente, com material didático específico, até a seleção final dos alunos que farão o intercâmbio. As inscrições permanecem abertas até o dia 30 de março, para estudantes das escolas parcerias indicadas pelas secretarias de Educação de cada cidade, e o regulamento disponível no site oficial: www.eraumavezbrasil.com.br.
Laurentino Gomes acredita que o projeto ampliará a visão dos alunos sobre os acontecimentos atuais baseado no olhar histórico. “Hoje, o Brasil enfrenta os desafios da democracia e nós estamos vendo isso nos noticiários políticos. É a história que vai explicar quem somos, o que nos diferencia das outras culturas, quais são as nossas dificuldades e nossas virtudes. Estudantes e professores olhando para o passado vão poder entender melhor o Brasil de hoje e os desafios daqui pra frente como cidadania”.
Estimular a compreensão dos alunos sobre a história do Brasil e seus reflexos atuais é um dos pontos fundamentais do projeto. “Pretendemos despertar o lado crítico desses adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu País sob outra perspectiva. Como Marc Bloch diz ‘a incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado’ e é exatamente isso que o projeto visa mudar”, exalta Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.
O intercâmbio será de dez dias em Lisboa - Portugal, vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Além das visitas, o grupo de cem adolescentes irá apresentar o curta metragem produzido na segunda etapa do projeto e divulgar o livro de HQs junto às escolas e locais visitados. O intercâmbio terá a participação do escritor Laurentino Gomes, que acompanhará os intercambistas na viagem comentando sobre locais e fatos históricos narrados no livro.
Por: Gislaine Sampaio Morandin