Por: Talles Freitas - Jornalista
A equipe de profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Novo Horizonte completou um ano de captação de córneas, onde 90 pessoas já foram beneficiadas.
Durante esse um ano de procedimentos, já foram coletadas 45 doações, deixando a Santa Casa de Novo Horizonte em terceiro lugar na região pela quantidade de captações realizadas.
Para ser um doador é bem simples, basta à pessoa manifestar interesse aos familiares que após o falecimento, podem autorizar a retirada das córneas que pode ser feita em até seis horas.
O procedimento é simples e é realizado na própria Santa Casa de Novo Horizonte, por uma equipe de enfermeiras capacitadas pela Organização de Procura de Órgãos (OPO)/Banco de Olhos do Hospital de Base.
Após a coleta, as córneas são encaminhadas para a OPO do Hospital de Base em Rio Preto, onde é avaliada e colocada a disposição para os pacientes de todo o estado.
Em alguns casos como morte encefálica (morte cerebral), além das córneas, os familiares também podem autorizar a doação de vários órgãos, como: pulmões, fígado, rins, pele, ossos, medula, pâncreas e coração. No caso de falecimento em que o coração parou, somente as córneas podem ser doadas.