Na mala muita ansiedade, expectativa, emoção e alegria sem fim. Assim, o grupo de alunos de Novo Horizonte partiu para a terceira e última etapa do projeto Era Uma Vez... Brasil, que os levou para Lisboa, uma incrível viagem de intercâmbio cultural. O projeto, arte educação, é patrocinado pela Usina Estiva, através da lei Rouanet de incentivo à cultura.
Na manhã do dia 7 de novembro, quando os alunos embarcaram, familiares se despediram emocionados, cientes de que seus filhos voltarão mais amadurecidos depois da experiência. O diretor da Usina Estiva, Sandro Cabrera, também acompanhou a partida. “É sempre uma alegria ver a expectativa que estes jovens têm hoje e temos certeza de que será uma viagem fantástica para todos eles”, afirmou Sandro, recomendando que todos aproveitem cada momento da experiência e que possam usar tudo isso ao longo da vida.
A despedida também contou com a presença de Luci e Fernando, da Diretoria Municipal de Educação, representando o professor Paulo Magri, diretor da pasta, um grande incentivador e parceiro do projeto. O cônego Alfredo Rios se juntou ao grupo e deu uma benção especial aos viajantes.
A viagem vai durar dez dias e inclui passeios a museus e locais para que os alunos possam conhecer os caminhos percorridos pela corte portuguesa até a vinda ao Brasil, em 1808. O escritor Laurentino Gomes, autor do livro que inspirou o projeto, também fará parte do grupo.
O projeto começou com pouco mais de 500 alunos envolvidos, todos do 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Novo Horizonte. Após as etapas de avaliação e campus, uma imersão às diferentes linguagens artísticas, participando de oficinas de HQ, teatro, música, capoeira e audiovisual, o projeto se encerra com a viagem. A volta está marcada para o dia 17 de novembro.
O projeto Era Uma Vez... Brasil é realizado pela Origem Produções.
Por: Assessoria de Comunicação Usina Estiva